Visão geral
Para identificar as tecnologias adequadas para apoiar o CRVS, deve ser conduzida uma avaliação As-Is (Como Está) para compreensão dos pontos fortes e fracos do Cenário existente de CRVS, incluindo vários componentes documentados na Arquitetura do Negócio, ex, processos do negócio de CRVS. Fundamentar as decisões tecnológicas posteriores nestes resultados garantirá que as intervenções tecnológicas abordem diretamente os pontos fracos identificados. Nota. Se for conduzida uma Avaliação Abrangente esta deverá ser utilizada como um contributo para a conclusão dos passos abaixo.
Passos:
1
Identificar os intervenientes relevantes a serem consultados e envolvidos em toda a Avaliação As-Is, como identificados na Matriz RACI desenvolvida na Análise e Design 1.
2
Avaliar os processos de negócios de CRVS documentados na atividade anterior tendo em conta a sua eficácia durante a Atividade Normal e situações de emergência (naturais e de conflito).
- Identificar todos os estrangulamentos, ineficiências, atrasos e práticas informais do processo, consultando os intervenientes envolvidos no processo atual de CRVS.
- Avaliar a capacidade dos atores para conduzirem os passos do processo atual, consultando os intervenientes envolvidos no processo de CRVS atual.
- Identificar as barreiras ao registo, ou seja, os motivos pelos quais os cidadãos não registam ativamente os eventos vitais, consultando uma amostra representativa de cidadãos e aqueles envolvidos no processo de CRVS presente.
- Tomar nota dos diagramas do fluxo do processo de negócio com os estrangulamentos identificados e barreiras ao registo. Ver Exemplos de Avaliação de Processo de Negócio do País na Caixa de Ferramentas.